LAB Cidades Criativas inaugura Beco Cultural de Itapipoca

Com inauguração marcada para sexta-feira, 19 de janeiro, às 17h, a cidade de Itapipoca/CE ganha um novo espaço voltado para as artes e o lazer da população. Trata-se do Beco Cultural, que começou a ser modificado no dia 24 de novembro. A ação faz parte do projeto LAB Cidades Criativas, programa de design urbano realizado pela Quitanda Soluções Criativas e apresentado pela Enel e pelo Governo do Estado do Ceará, que busca promover espaços públicos com ações de intervenção artística, como pinturas e instalações de mobiliários.

No Beco Cultural, foram utilizados mais de 625 litros de tinta, em mais de 360m². Ao todo, 9 artistas participaram da ação. São eles: Acidum Project (Robezio e Terezadequinta), que por sua vez também foi responsável pela curadoria do projeto, Ramon Sales, Quimera (Gabriel e Maria), Marta Brizeno, Dhiovana Barroso, Miguel Nature e Luciano Cacau, este último de Itapipoca.  

Terezadequinta, do Acidum Project, explica que, primeiramente, houve a reunião dos artistas que toparam participar do projeto. Em seguida, eles iniciaram seus respectivos trabalhos.

Cada pintor teve liberdade de produzir dentro do seu processo criativo. Cada um produziu dentro da sua poética. Foi nos passada uma temática sobre Itapipoca, a cidade dos três climas. Então, trabalhamos a partir disso, buscando transmitir a cidade e também o que seria a rua, que é um beco cultural”, explica.

 

Luciano Cacau
Luciano Cacau

Para Luciano Cacau, de Itapipoca, a importância do projeto para a cidade é imensurável. “Essa ação trouxe a oportunidade de outros artistas começarem a desenvolver seus próprios trabalhos. Além da conexão com artistas de Fortaleza. Isso, sem dúvidas, é um pontapé para que outras iniciativas dessa natureza ocorram. Virou uma referência. É algo que a cidade de Itapipoca esperava há tempos. Estou muito grato”, declara.

O LAB Cidades Criativas usa as técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano —, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no espaço sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.

“As regenerações feitas pelo programa de design urbano valorizam as territorialidades, promovendo uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade. É muito gratificante entregar para os moradores de Itapipoca este espaço onde eles se reconhecem, que valoriza a convivência por meio da arte, da cultura e do lazer”, afirma Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas, realizadora do LAB Cidades Criativas.

O Beco Cultural é uma realização do LAB Cidades Criativas, da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Prefeitura de Itapipoca. É correalizado pelo Acidum Project, em parceria com a Suvinil e o Festival Além da Rua. Tem produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual de Cultura. Agradecimento Enel.

 

SERVIÇO

Inauguração do Beco Cultural em Itapipoca/CE

Data e hora: 19 de janeiro, às 17h

Endereço: Tv. Duque de Caxias, 99 – Centro, Itapipoca – CE.