LAB Cidades Criativas é lançado no Estado do Rio de Janeiro

Praças públicas de cinco cidades fluminenses serão protagonistas das ações de intervenção urbana e ocupação cultural do LAB Cidades Criativas. As cidades contempladas com o programa são: São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Casimiro de Abreu e Rio Bonito. A reestruturação dos espaços será feita com técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano —, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no espaço sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos.

O programa foi lançado na última quinta-feira (24) , no Palácio Guanabara, sede do governo estadual do Rio de Janeiro, com a presença de autoridades, parceiros, jornalistas e outros formadores de opinião.

O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização do Rua Walls com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Secretaria da Cultura do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional das prefeituras de São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.

“As iniciativas culturais da Quitanda, em parceria com a Enel, falam muito da democratização do acesso à cultura que temos promovido nos últimos dois anos. Realizar esta ação conjunta, entre poder público e setor privado, mostra o quanto o estado está fortalecido. Essa é a cara do Rio de Janeiro e da cultura fluminense”, ressaltou Danielle Barros durante a cerimônia, acompanhada pelo Secretário de Estado de Casa Civil, Nicola Miccione, que representou o governador Cláudio Castro na ocasião.