LAB Cidades Criativas também vai contemplar praça pública de Fortaleza

Uma praça de Fortaleza será requalificada pelo LAB Cidades Criativas. Assim como as demais praças contempladas pelo programa, a reestruturação do espaço será feita com técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. Os impactos dessas transformações incluem uma dinâmica social que valoriza as territorialidades, a inteligência coletiva e uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade e seu entorno. A praça escolhida será divulgada em breve.

O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização do Acidum Project, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, produção executiva Cinco Elementos, consultoria executiva da Marco Zero e agradecimento Enel.

O programa foi lançado no Ceará nesta quinta-feira (26), no auditório da Enel, junto com outros dois programas – Escolas Criativas e CINE+. O evento contou com a presença dos diretores da Enel, autoridades do Governo do Estado do Ceará, secretários estaduais e municipais, prefeitos, representantes da sociedade civil, além de profissionais da imprensa e formadores de opinião.

“Com o LAB Cidades Criativas, nós vamos requalificar praças com artistas e estamos pensando desde mobiliário urbano, que cumpram alguns requisitos, não só papel estético e funcionalidade. Queremos praças mais democráticas, inclusivas”, revela Mardonio Barros, diretor da Quitanda Soluções Criativas.