Macaé | Praça Washington Luiz

A praça faz uma homenagem à Washington Luís Pereira de Sousa, que nasceu na cidade em 1869 e que se tornou o 13º presidente do Brasil. Ela foi construída no século XIX e já teve vários outros nomes. Era chamada de bole-bole por alguns moradores até a década de 1970, quando recebeu o nome atual. Macaenses famosos, como o médico Julio Olivier e o soldado Joao Rodrigues Franco, também recebem homenagens no espaço.

Intervenções realizadas

Localização

Concepção Artística

CELIO

Celio

@_celio1

Célio iniciou sua trajetória na arte de rua em 2004, explorando as letras do grafite, se interessou pela arte abstrata nos tempos em que trabalhou juntando materiais para reciclagem, em 2016, através de um grupo de estudos, passou a investigar e se inspirar no Movimento Color Field. Para o projeto da praça Washington Luis, Célio assinou duas quadras e o painel da academia.

Ester Diniz

Flora Yumi

@florayumi

Flora Yumi é pintora, ilustradora e designer formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016).Hoje residente do Rio de Janeiro, nasceu no interior do Mato Grosso e cresceu em Macaé. Seu trabalho é um diálogo entre elementos botânicos, cor e sensibilidade. A presença constante de florestas e jardins em seus meios de convivência fizeram da natureza um guia de observação e aprendizado sobre a vida. Na praça Washington Luis, a artista traz 4 murais nas estruturas centrais.

Ester Diniz

@byesterdiniz

 

Ester Diniz é Artista visual, tatuadora, microempreendedora e mãe, natural da cidade de Macaé. Trabalha no ramo artístico há 11 anos e 4 anos como muralista. Neste projeto, Ester assinou o painel “Há flores em tudo que eu vejo…” nas estruturas centrais da praça ressaltando a flora macaense.

Leandro Ice

Leandro Ice

@leandroice

Leandro Ice é artista contemporâneo e produtor cultural, sua trajetória na arte se iniciou aos 3 anos, por incentivo de sua mãe, Glória. Com o passar dos anos, começou a ministrar oficinas em ONGs e projetos sociais, através de oficinas para crianças e jovens da favela. Para o Lab Cidades Criativas, Ice assina o mobiliário artístico e é produtor na equipe Rua Walls.

Gebara

@biligebara

Gebara, presente na cena há mais de 20 anos, seus trabalhos transitam em diversas linguagens – digital, graffiti e escultura. No projeto, o artista assinou um mobiliário urbano único que permite a brincadeira livre e espontânea de diversas faixas etárias.