Macaé terá a primeira praça com intervenção do LAB Cidades Criativas

A primeira praça a ser entregue pelo LAB Cidades Criativas será a  Praça Washington Luiz (foto), de Macaé. A entrega está prevista para o mês de maio . Na sequência, em junho, é a vez de Rio Bonito, em julho, Rio das Ostras e, finalmente, em agosto, São João da Barra e Casimiro de Abreu. Todas as praças terão mobiliário acessível, feito em parceria com a CEDAE, que está cedendo materiais a serem reutilizados no design das praças, bem como área destinada ao lazer das crianças. Como as praças originalmente têm espaços para exercícios físicos, serão instalados QR Codes que levarão até um educador físico online capaz de auxiliar a população com as técnicas de utilização dos aparelhos disponíveis no local.

Ademais, para a reestruturação das praças, o projeto Rua Walls selecionou artistas para realizarem pinturas e ministrarem formações artísticas livres em arte urbana com jovens das regiões contempladas pelo programa LAB Cidades Criativas. A seleção de até 20  jovens para participarem da formação será feita pelas prefeituras locais.

A reestruturação dos espaços será feita com técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano —, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no espaço sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. Os impactos dessas transformações incluem uma dinâmica social que valoriza as territorialidades, a inteligência coletiva e uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade e seu entorno.

O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização da Rua Walls com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional das prefeituras de São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.