O Lab Cidades Criativas chega à sua segunda edição no Estado do Rio de Janeiro. Neste ano, o projeto revitalizará cinco praças fluminenses, localizadas nos municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro. As obras na Praça da Bíblia e na Praça Maria Aparecida, ambas em Duque de Caxias, assim como no Mirante do Pedrão, no Rio de Janeiro, já foram concluídas e entregues à comunidade. No primeiro semestre de 2025, serão entregues mais duas praças revitalizadas: a Praça Tia Carmem do Xibuca, no Centro do Rio, e a Praça dos Ex-Combatentes, em São Gonçalo.
O programa Lab Cidades Criativas promove intervenções urbanas com pinturas, por meio da seleção de artistas, além da instalação de mobiliário urbano. As ações acontecem em praças de até 600m². Em sua primeira edição, em 2022, o programa atuou nos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Paraty e Maricá, promovendo pinturas, instalações e melhorias no mobiliário urbano.
“O LAB Cidades Criativas tem como finalidade tornar as cidades mais seguras, inclusivas e sustentáveis. São projetos como esse que redefinem não só o espaço urbano por meio da recuperação e da renovação promovidas, mas que, sobretudo, auxiliam na construção de uma experiência de cidade mais popular, participativa e democrática”, destaca Paulo Feitosa, diretor do programa.
Conheça um pouco mais sobre as praças revitalizadas pelo projeto
Mirante do Pedrão
Localizado em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, o Mirante do Pedrão foi reinaugurado em fevereiro deste ano. O espaço oferece uma das vistas mais deslumbrantes da cidade, abrangendo a Baía de Guanabara, Botafogo, o Pão de Açúcar e Niterói. Com a revitalização, o local passou a contar com palco, arquibancada acessível e um mural especial assinado pelos artistas Rafamon e Kajaman.
Praça Maria Aparecida
A Praça Maria Aparecida, localizada em Duque de Caxias, agora exibe um mural de 65 metros de extensão, repleto de cores e elementos artísticos assinados pelo artista visual Kajaman. A revitalização consolidou a praça como um importante ponto de encontro no município, unindo lazer, arte e valorização cultural.
Praça da Bíblia
Reinaugurada em fevereiro de 2025, a Praça da Bíblia, situada no centro de Duque de Caxias, recebeu novas pinturas assinadas pela artista visual RafaMon. A intervenção urbanística fortalece o espaço como um ponto de encontro da comunidade, promovendo lazer, arte e cultura.
Praça Tia Carmem do Xibuca
Localizada na Pequena África, berço do samba e símbolo da cultura negra no Rio de Janeiro, a praça homenageia Tia Carmem do Xibuca, uma importante liderança negra que marcou a história da região entre os séculos XIX e XX. O espaço receberá pinturas dos artistas visuais Val Pires (Xilopretura) e Rafael Geraldo. A reinauguração está prevista para o primeiro semestre de 2025.
Praça dos Ex-Combatentes
Situada no município de São Gonçalo, a praça foi inaugurada em 1970, com o objetivo de abrigar um rico acervo sobre a Segunda Guerra Mundial. Prevista para ser entregue à comunidade ainda no primeiro semestre de 2025, a revitalização incluirá pinturas artísticas vibrantes e a instalação de mobiliário urbano.
O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com patrocínio da Naturgy e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero.
Sobre a Quitanda Soluções Criativas
Atuando no mercado de negócios de impacto há 18 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação, por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa realiza projetos em diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, com expertise no setor de Negócios Sociais e Economia Criativa.
Pioneira na capacitação de trabalhadores da cultura, a Quitanda foi uma das primeiras a oferecer cursos técnicos e de pós-graduação por meio dos Laboratórios Culturais. Seu portfólio de projetos inclui festivais e iniciativas que impactam milhares de artistas e espectadores, como ELOS, Acordes do Amanhã, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e o próprio LAB Cidades Criativas.