As obras de regeneração da Praça Washington Luiz, em Macaé, já estão em andamento. Primeiro espaço público contemplado pelo programa LAB Cidades Criativas, a praça tem um valor histórico, pois faz uma homenagem ao ex-presidente da República, nascido na cidade.
“A praça, localizada no coração de Macaé, é palco de grandes manifestações públicas, além de ser muito frequentada por macaenses de todas as idades. Enquanto macaense, me sinto grato por fazer parte desse momento para nossa cidade”, revela o secretário de Cultura do município, Leandro Mussi.
A concepção artística da iniciativa em Macaé é assinada pelo artista plástico Ricardo Celio. Ele é paraibano mas está radicado em Guarulhos. “Para mim, está sendo muito especial participar dessa iniciativa, porque cada lugar é diferente, tem sua própria cultura”, conta. “Não é só pintar uma praça, ou um banco. É a gente levar cor, vida, aprendizado e vivência para o local. Macaé é uma cidade muito gostosa, receptiva e que nos acolheu. O macaense passa, conversa e sente que é importante o trabalho que estamos fazendo aqui na praça. Então, para mim, está sendo uma nova descoberta. É legal também saber que a Enel está envolvida, porque meu trabalho é um trabalho que tem energia. E energia é importante para a gente se locomover e se transformar.”